sábado, 20 de novembro de 2010

 
KARL MARX

Teórico do socialismo, Karl Marx estudou direito nas universidades de Bonn e Berlim, mas sempre demonstrou mais interesse pela história e pela filosofia. Quando tinha 24 anos, começou a trabalhar como jornalista em Colônia, assinando artigos social-democratas que provocaram uma grande irritação nas autoridades do país.

Integrante de um grupo de jovens que tinham afinidade com a teoria pregada por Hegel (Georg Wilhelm Friedrich - um dos mais importantes e influentes filósofos alemães do século 19), Marx começou a ter mais familiaridade dos problemas econômicos que afetavam as nações quando trabalhava como jornalista.

Após o casamento com uma amiga de infância (Jenny von Westphalen), foi morar em Paris, onde lançou os "Anais Franco-Alemães", órgão principal dos hegelianos de esquerda. Foi em Paris que Marx conheceu Friedrich Engels, com o qual manteve amizade por toda a vida.

Na capital francesa, a produção de Marx tomou um grande impulso. Nesta época, redigiu "Contribuição à crítica da filosofia do direito de Hegel". Depois, contra os adeptos da teoria hegeliana, escreveu, com Engels, "A Sagrada Família", "Ideologia alemã" (texto publicado após a sua morte).

Depois de Paris, Marx morou em Bruxelas. Na capital da Bélgica, o economista intensificou os contatos com operários e participou de organizações clandestinas. Em 1848, Marx e Engels publicaram o "Manifesto do Partido Comunista", o primeiro esboço da teoria revolucionária que, anos mais tarde, seria denominada marxista.

Neste trabalho, Marx e Engels apresentam os fundamentos de um movimento de luta contra o capitalismo e defendem a construção de uma sociedade sem classe e sem Estado. No mesmo ano, foi expulso da Bélgica e voltou a morar em Colônia, onde lançou a "Nova Gazeta Renana", jornal onde escreveu muitos artigos favoráveis aos operários.

Expulso da Alemanha, foi morar refugiado em Londres, onde viveu na miséria. Foi na capital inglesa que Karl Marx intensificou os seus estudos de economia e de história e passou a escrever artigos para jornais dos Estados Unidos sobre política exterior.

Em 1864, foi co-fundador da "Associação Internacional dos Operários", que mais tarde receberia o nome de 1ª Internacional. Três anos mais tarde, publica o primeiro volume de sua obra-prima, "O Capital".

Depois, enquanto continuava trabalhando no livro que o tornaria conhecido em todo o mundo, Karl Marx participou ativamente da definição dos programas de partidos operários alemães. O segundo e o terceiro volumes do livro foram publicados por seu amigo Engels em 1885 e 1894.

Desiludido com as mortes de sua mulher (1881) e de sua filha Jenny (1883), Karl Marx morreu no dia 14 de março de 1883. Foi então que Engels reuniu toda a documentação deixada por Marx para atualizar "O Capital".

Embora praticamente ignorado pelos estudiosos acadêmicos de sua época, Karl Marx é um dos pensadores que mais influenciaram a história da humanidade. O conjunto de suas idéias sociais, econômicas e políticas transformou as nações e criou blocos hegemônicos. Muitas de suas previsões ruíram com o tempo, mas o pensamento de Marx exerceu enorme influência sobre a história.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A INQUISIÇÃO -SEMINÁRIO DO DIA 18/11/2010





     SÉCULOS: XVI, XVII, XVIII
A ideia da criação da Inquisição surgiu em 1183, quando delegados enviados pelo Papa averiguaram a crença dos cátaros de Albi, sul de França, também conhecidos como "albigenses", que acreditavam na existência de um Deus do Bem e outro do Mal, Cristo seria o Deus do bem enviado para salvar as almas humanas, após a morte as almas boas iriam para o céu, enquanto as más iriam praticar  metempsicose. Isto foi considerada uma heresia e no ano seguinte, no Concílio de Verona, foi criado o Tribunal da Inquisição.
Tema muito bem abordado pelos colegas em de sala a Introdução feita por Aureliano desmitificou algumas ideias que foram imposta pela Inquisição com relação a Bruxaria, nos mostrando que bruxaria nada mais e que uma religião do campo que cultua os elementos da natureza, depois passando a palavra para Katarine falou sobre catarismos religião caçada pela Inquisição, falou também sobre as Instruções do Inquisidor e a proteção que era dada aos eleitos para executar as ordens da Igreja. Saymon falou sobre os instrumentos usados nas torturas: Forca, Fogueira, Serra , Empalamento, Dama de Ferro, Roda Vertical, Berço de Judas, Cegonha e outros. Jordana falou sobre a Inquisição em Portugal e  no Brasil, por fim Maisa falou sobre a Inquisição sobre as mulheres, onde a mulher era vista neste período como a culpada de todos os males da carne.Um trabalho muito bem elaborado, estão de parabéns!!!! vale a pena conhecer o blog dos colegas caldeiraohistoriografico.

Civilizações da Mesoamérica-Professora Marisete




Mesoamérica e o termo usado para denominar a região do continente americano que inclui aproximadamente o sul do México,Guatemala,El Salvador,Belize e bem como as proporções ocidentais da Nicarágua,Honduras e Costa Rica.Desenvolveram se nestas regiões o povos Olmecas,Teotihuacanos,Astecas e Maias,esses povos desevolveram uma cultura tão alta que pode ser comparada as grandes civilizações  do Velho Mundo.
OLMECAS

Apesar de ser considerada há muito a civilização-mãe de todas as culturas mesoamericanas que lhe são posteriores, não está ainda claro qual foi o processo que deu origem ao estilo artístico nem se os seus traços culturais característicos foram inicialmente desenvolvidos na Área Nuclear Olmeca (Área Olmeca). Sabe-se que pelo menos alguns desses traços podem ter aparecido inicialmente em Chiapas ou nos Vales Centras de Oaxaca. Uma das questões que se mantém em aberto é o porquê da existência de numerosos sítios olmecas na região da depressão do Balsas, em Guerrero.Contudo, qualquer que tenha sido a origem da cultura olmeca, a rede de trocas comerciais por ela estabelecida com várias regiões da Mesoamérica fez com que a sua influência cultural se tenha estendido muito além da Área Olmeca, como indicam trabalhos de arte olmeca encontrados em Chiapas, Guerrero, Oaxaca, Vale do México e até no actual EL Salvador. Entre os vestígios culturais desta influência encontram-se o culto das montanhas e das cavernas, o culto da Serpente Espumada como deidade associada à agricultura, o simbolismo religioso do jade, além do próprio estilo artístico reelaborado nos séculos que se seguiram ao declínio dos principais centros urbanos olmecas.

Teotihuacanos
Teotihuacan ou Teotihuacán, é um sítio arqueológico localizado a 40 km da cidade do México,  declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1987.Os historiadores concluíram que os fundadores desta civilização faziam parte de um povo do qual não se tem qualquer conhecimento. Estão certos de que não foram nem os olmecas nem os toltecas. Sabe-se, a partir dos dados obtidos a partir de escavações, que o mais antigo de Teotihuacan é anterior à cultura Tolteca. Aquela civilização organizava a sua religião por confrarias. Nos primeiros séculos da nossa era, Teotihuacan passou a ser um estado imperialista que se expandiu grandemente para lá das suas fronteiras. Durante o seu apogeu influenciou muito povos vizinhos e inspirou outras culturas tendo ainda legado conhecimentos científicos e culturais às sociedades posteriores. Por esta razão, é frequente encontrar por todo o território mexicano rastos e evidências desta cultura.
ASTECAS





gente mais tarde eu volto para falar mais sobre esses povos,tenho que sair,bjssssssssss

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

SEMINÁRIO DE HISTÓRIA MEDIEVAL-APRESENTADO DIA 20/10/10

Neste seminário abordamos os paralelos e as diferenças segundo Geoges Duby entre o medo e a ansiedade dos homens que viviam a passagem do primeiro milénio e os perigos de hoje .O medo do outro foi o tema proposto pelo professor Marcos Edilson, onde discutimos em sala o medo que a sociedade no medieval localizada no continente  Europeu tinha dos estrangeiros, em sua maioria bárbaros que passavam saqueando as regiões mais prosperas.
  

Equipe Cão
(Ficou um nome meio sem sentido, mais a integração do grupo jamas será esquecido)

Um dos  momentos  que mais gosto em estudar História e poder ter esse encontro com o passado, é muito facinante poder ir em buscar de respostas para o nosso presente em vestígios de nossos antepassados deixados ha mais de 100.000 anos antes de nosso presente.Serra da Capivara marcou a nossa passagem pelo 2º periodo de História da UFT.Vale a pena conhecer!!!!!!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A Sociologia de Émile Durkheim-Tema de nosso próximo seminário do dia 22/11/2010

                                                             (1858 – 1917)
    Era francês de boa família, formado em Direito e Economia, porém sua obra inteira é dedicada a Sociologia. Seu trabalho pricipia na reflexão e no reconhecimento da existência de uma “Consciência Coletiva”. Ele parte do pricípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste.
   É considerado o pai da Sociologia Moderna,Durkhein foi o fundador da escola francesa de socilogia,posterior a Marx. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da Coesão Social.
Coesão Social : É um termo que representa as forçasque mantém os homens juntos em sociedade e que lhes permite viver num certo consenso e ordem social.
Iremos abordar

.O que é fato social
.A objetividade do fato social
.Suicídio
.Sociedade: um organismo em adaptação
.A consciência coletiva
.Morfologia social: as espécies sociais
.Durkheim e a sociologia científica



Estamos um pouco anciosos,mais esperamos que tudo ocorra bem.

domingo, 14 de novembro de 2010

Javé é um pequeno vilarejo que estava prestes a ser inundado por causa de um projeto de uma usina hidrelétrica. Diante da infausta notícia, a comunidade decide ir em defesa de sua existência. Para isso, decidem escrever um dossiê que documente o que consideram ser os "grandes" e "nobres" acontecimentos da história do povoado para assim justificar a sua preservação. Se até hoje ninguém preocupou-se em escrever a verdadeira história de Javé, tal tarefa deverá agora ser executada pelos próprios habitantes. É designado o nome de Antônio Biá, personagem anárquico, de caráter duvidoso, porém o único no povoado que sabe escrever fluentemente. Apesar de polêmico, ele terá a permissão de todos para ouvir e registrar os relatos mais importantes que formarão a trama histórica do vilarejo.
A partir da tradição oral, os cidadãos de Javé escreveram a própria história e graças a ela salvaram o velho e pequeno vilarejo.

História Oral

 Método de pesquisa cujo ponto de partida é a gravação em áudio ou vídeo das experiências e memórias de pessoas comuns ou de personalidades, cujos relatos são testemunhos importantes para a compreensão de acontecimentos passados.


Historia Oral: disciplina, tecnica ou metódo

Essa é uma discussão que se faz até hoje e que divide a opinião de diversos autores e pesquisadores. Uns dizem que a história oral se trata de uma disciplina por se tratar de uma nova escrita da história; outros dizem que se trata de uma técnica, porque acrescenta à metodologia já existente apenas o uso de alguns recursos, especialmente os tecnológicos como os de áudio e vídeo; outros defendem que a história oral trata-se de um método por construir suas próprias fontes históricas através da tradição oral, das memórias e das identidades.Todavia, é consensual que a história oral já atingiu a sua maioridade e que, apesar de ser necessário discutir sobre o seu status, fica cada vez mais clara a sua importância e relevância para a ciência, assim como também fica cada vez mais óbvio o empenho de estudiosos que a defendem e divulgam.No entanto, o que está escrito não fala por si mesmo, necessitando assim de um caráter subjetivo empregado nas perguntas e nas análises interpretativas adequadasAté pouco tempo, apenas documentos registrados de forma escrita eram considerados relevantes para a história em virtude da importância dos fatos da política institucional, o que dá a entender que se pretendia objetivar as afirmações obtidas a partir do caráter de exterioridade dos depoimentos escritos No entanto, o caráter subjetivo do método exige do pesquisador cuidado, competência e sensibilidade para que ele possa manter a distância necessária para que as interpretações dos resultados obtidos em sua pesquisa possam ser as mais imparciais possíveis.

Qualquer depoimento gravado ou filmado é historia oral?

Nem tudo que é sonoro ou derivado da fala humana é historia oral.

Uma preocupação importante no entendimento da historia oral diz respeito a sua integração no conjunto de outras expressões, como oralidade e as chamadas  fontes orais.Discursos de pessoas que escreveram textos para ser lidos em publico; falas improvisadas para marcar determinados eventos; declamações de poemas , representação de peças teatrais,orações explicitadas a viva voz, declamações e outras manifestações dessa espécie não se constituem em historia oral e sim em expressão da oralidade em sentido amplo.  
Oralidade é o conjunto amplo de expressões verbais e compreende a mais larga gama de manifestações sonoras humanas.
Fontes orais são as diversas manifestações sonoras, gravadas, decorrentes da voz humana e que se destinam a algum tipo de registro passível de arquivamento ou de estudos.as fontes orais são sempre decorrentes de projetos  de gravação, como banco de entrevistas, pesquisas dirigidas ou coleção de músicas gravadas.





  A partir do uso da história oral, foi permitido aos historiadores apreender em um sentido mais amplo os fatos históricos relacionando ao seu contexto os aspectos sócio-culturais, o que possibilita que a história oral seja utilizada de forma multidisciplinar sem quaisquer problemas.

Quer saber mais sobre este tema visite o site: www.globouniversidade.com.br

HISTÓRIA ORAL

O QUE É HISTÓRIA ORAL
A história oral é uma metodologia de pesquisa que consiste em realizar entrevistas gravadas com pessoas que podem testemunhar sobre acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida ou outros aspectos da história contemporânea. Começou a ser utilizada nos anos 1950, após a invenção do gravador, nos Estados Unidos, na Europa e no México, e desde então difundiu-se bastante. Ganhou também cada vez mais adeptos, ampliando-se o intercâmbio entre os que a praticam: historiadores, antropólogos, cientistas políticos, sociólogos, pedagogos, teóricos da literatura, psicólogos e outros.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Hoje é dia de mudar



SEGUNDA -FEIRA, eita dia bom para começar uma mudança em nossa vida. É um dia em que muitos reclamam porque o final de semana foi curto demais. outros reclamam que o fim de semana demorou demais. Vai entender a cabaça do ser humano...
O importante de um dia como hoje, é a oportunidade de fazer diferente dos outros dias, mesmo que ao levantar-se você esqueceu de agradecer a Deus por mais este dia de vida. Mesmo que você chegou ao serviço com cara de poucos amigos, não cumprimentou ninguém. Disse bom dia baixinho...
Se você está pensando na briga com o amado ser de sua vida, se você continua acreditando que seu fim é a solidão, ou se você já anda desistindo de ser feliz, mesmo assim hoje é dia de mudar.

Sorria mais, reclame menos
PROCURE falar de soluções, não de problemas.
PROCURE ser mais gentil com todos, menos mau humor
PROCURE falar o que está sentindo, mas não ofenda as pessoas.
PROCURE falar mais com Deus, mas não fique pedindo... pedindo...
PROCURE erguer a cabeça, pra que ficar com peso nas costas.?
PROCURE chorar menos, ninguém aguenta mais suas reclamações.
PROCURE criar motivações novas em sua vida, chega dos mesmos sonhos.
PROCURE reencontrar velhos amigos, tem gente com saudade de você.
PROCURE mais respostas, menos problemas.
PROCURE se encontrar, perdido você já estava.
PROCURE mudar algo em seu visual, sempre ajuda.
PROCURE mais alegria, com certeza você vai achar

Caramba... lembre-se que muitos nesse dia não puderam chegar ao
trabalho, à escola, ou em casa, simplesmente morreram nessa noite. Você
está lendo essa mensagem? Parabéns você ganhou mais um dia.
Aproveite-o
Eu continuo acreditando em você.
( Autor desconhecido )